Búzios é considerada rota importante para os adeptos de um dos esportes mais desafiadores do planeta: o vôo livre!
E o pico onde essa turma viciada em adrenalina se encontra para voar é, literalmente, bem no meio de uma reserva ambiental de Mata Atlântica, a belíssima Serra das Emerências!
O ponto de decolagem fica no canto direito da pouco conhecida Praia de Tucuns, bem perto do ponto final das vans, na subida da serra, a 180 metros de altura. A rampa é o segundo ponto mais alto do balneário, e os voos de asa-delta duram entre 15 a 20 minutos; já os de parapente, num dia perfeito, podem chegar até meia hora. Haja emoção!
O trajeto é deslumbrante, sobrevoando a preservada vegetação nativa e, a cereja do bolo, é a surpreendente José Gonçalves, outra praia bem escondida do grande público, com suas formações rochosas, mar aberto e clima totalmente selvagem – local que outrora foi ponto de desembarque clandestino de muitos piratas e mercadores de escravos.
Existem empresas que oferecem saltos e voos com toda segurança. A idade mínima para se aventurar é a partir dos 16 anos, sempre acompanhados por responsável, e o peso máximo do aluno deve ser de 95 kg (asa-delta) e 100 kg (parapente).
O período favorável para essa prática esportiva é entre os meses de dezembro e maio, quando as condições do vento são ideais.
O voo livre em Búzios é popular, e a presença de equipes com profissionais gabaritados proporciona segurança e a oportunidade de realizar uma das experiências mais inesquecíveis para nós.