Roteiro Cultural para o seu feriado em Búzios

A história e a cultura da península mais charmosa do Rio de Janeiro estão estampadas na arquitetura, nas estátuas que enfeitam paisagens e caminhos, nos espaços culturais e na arte produzida pela comunidade buziana. Veja o roteiro cultural que montamos para você incluir no seu passeio durante o feriado em Búzios!

A beleza de Armação dos Búzios vai muito além das praias de mar cristalino e vida natural. Sua beleza se revela também na cultura, na história, no artesanato e nas tradições do seu povo.

A história e a cultura da península mais charmosa do Rio de Janeiro estão estampadas na arquitetura, nas estátuas que enfeitam paisagens e caminhos, nos espaços culturais e na arte produzida pela comunidade buziana.

E o que torna Búzios um destino singular e especial, é poder vivenciar experiências de lazer, cultura e gastronomia no mesmo endereço. Por ser uma península com apenas 8 km de extensão, é possível conhecer um ponto histórico que está enquadrado em um cenário paradisíaco, ou aproveitar algum restaurante com o visual de um ponto histórico. Afinal, cada momento em Búzios se torna uma boa história para contar.

Se você adoraria conhecer locais icônicos na cidade, veja o roteiro cultural que montamos para você incluir no seu passeio durante o feriado em Búzios:

A Orla Bardot respira arte

Escultura Brigitte Bardot

Uma agradável caminhada pela Orla Bardot te levará, em poucos minutos, até a Escultura Brigitte Bardot, homenagem à atriz francesa que visitou o balneário em 1960 e atraiu os holofotes da mídia e turistas do mundo inteiro para a cidade. Uma foto com a escultura da Brigitte é a marca registrada de quem visita Búzios.

Escultura Brigitte Bardot. Foto: Rubens Lopes


Escultura Três Pescadores

Seguindo a caminhada, em poucos minutos avista-se esta belíssima escultura que homenageia figuras icônicas de Búzios: os pescadores. Três homens no mar com seus chapéus de abas longas, puxando as cordas que trazem a rede que deve estar carregada de peixe. A qualquer hora do dia, a Escultura Três Pescadores dá um charme bucólico para a paisagem, mas é no pôr do sol que o cenário fica ainda mais encantador.

Escultura Três Pescadores. Foto: Matheus Coutinho

Escultura JK

Após os Três Pescadores, mais alguns passos à frente e você verá a Escultura de JK, que retrata a figura de Juscelino Kubitscheck sentado em uma cadeira sobre um patamar de pedra com o formato do mapa do Brasil. O 21º presidente do país, adorava passar dias tranquilos em Búzios na década de 50, e se hospedava num casarão à beira-mar que pertencia a um amigo, onde funciona hoje o restaurante Juscelino.

Escultura JK. Foto: Internet

Todas as esculturas citadas acima são obras da artista plástica Christina Motta, que muito contribuiu para a memória cultural da cidade e da região com suas esculturas em tamanho real. Veja a nossa entrevista exclusiva com a Christina, que contou sobre o processo de criação das esculturas Brigitte Bardot e Três Pescadores.

Além de conhecer as obras de arte presentes na Orla Bardot, aproveite para saborear a gastronomia do local. Lá, encontram-se restaurantes sensacionais com vista para a Baía da Armação.

Lugares que contam a história de Búzios

Praia dos Ossos

Após a Orla Bardot e mais alguns poucos minutos de caminhada, a próxima parada é a Praia dos Ossos. Charmosa e pitoresca, a Praia dos Ossos guarda histórias do século XVI, época em que se caçava baleias na península para extração do seu óleo – matéria-prima usada como combustível e reforço na argamassa das construções. A ossada das baleias era enterrada justamente na Praia dos Ossos, por isso o nome. *Este fato histórico foi retirado do site Acervo Marcio Werneck, historiador que estudou a Região dos Lagos.

Praia dos Ossos. Foto: Rubens Lopes.

Igreja de Sant’Anna

Seguindo o passeio, ao lado esquerdo da Praia do Ossos, está a Igreja de Sant’Anna, outra protagonista na história da caça de baleias em Búzios. Foi construída em 1740, entre a Praia dos Ossos e a Praia da Armação, em homenagem à Sant’Anna, padroeira da cidade, sob as ordens do Visconde Brás de Pina. A igreja foi edificada com argamassa feita de cal misturada com óleo de baleia, sendo a única construção dessa época preservada até hoje, tendo passado por poucas reformas de estrutura. *Este fato histórico foi retirado do site Acervo Marcio Werneck, historiador que estudou a Região dos Lagos.

A Praia dos Ossos e a Igreja de Sant’Anna são lugares que encantam não apenas pelas histórias, mas também por sua beleza e atmosfera apaixonante desta antiga vila de pescadores.

Igreja de Sant’Anna. Foto: Site Expedia.

Espaços de cultura e arte em Búzios

Espaço de Cultura Zanine

Um local de grande importância cultural na cidade, o Espaço de Cultura Zanine recebe diversas exposições artísticas, oficinas, celebrações e encontros culturais, fomentando o trabalho de artistas locais e abrindo espaço para novos talentos. É um lugar do povo, onde a arte e a valorização da cultura local, nacional e ancestral são bem-vindas. O local fica aberto para visitação de segunda à sexta, das 8h às 17h, sábado das 16h às 20h, domingo das 15h às 19h, e nos feriados de 15h às 19h.

Espaço de Cultura Zanine. Foto: Site Prefeitura de Búzios.

Feira Periurbana

A Feirinha, como chamam os moradores de Búzios, é um evento cultural e gastronômico que já se consolidou como um dos maiores da região. Realizada na Praça da Ferradura, às quintas, de 18h às 23h, e no sábado, de 9h às 14h, o espaço reúne gastronomia, com opções de culinária de diversas nacionalidades, artesanato de todo o tipo, e claro, muita música boa, seja com uma banda ao vivo ou com os djs. A Feira Periurbana é uma ótima oportunidade para curtir uma noite de quinta, ou um sábado de dia muito agradável em Búzios.

Um stand de comida árabe na Feira Periurbana. Foto: O Globo.

Enriqueça a sua história de viagem em Búzios

Se você vai aproveitar o feriado de Corpus Christi em Búzios, inclua estes lugares no seu roteiro e viva a sua viagem de um jeito ainda mais especial!

E para garantir a hospedagem perfeita para a sua estada, inclusive próximo aos pontos turísticos que você acabou de conhecer, busque os melhores hoteis e pousadas da cidade pelo Portal Visit Búzios. Aqui, você faz sua reserva com facilidade e garante vantagens.

Você não vai se arrepender de conhecer a notável cultura e história de Búzios!

Compartilhe com amigos:
Search