Ponta do Pai Vitório: Um Tesouro Escondido para Explorar em Búzios

Búzios é uma cidade tão espetacular que a todo momento nos inspira a tirar muitas fotos. Com tantas praias e pontos turísticos deslumbrantes, às vezes é preciso se desconectar um pouco dos dispositivos móveis para realmente aproveitar o momento. No entanto, existe um local em particular que tem chamado a atenção dos visitantes mais descolados e conectados com as melhores atrações da península.

Você já ouviu falar ou viu alguma foto da Ponta do Pai Vitório?

Se ainda não, está na hora de conhecer um dos lugares mais incríveis da cidade. Este mirante, situado no coração da natureza, escondido no bairro da Rasa, um dos primeiros bairros de Búzios, está longe de toda a agitação.

A Ponta do Pai Vitório é um lugar mágico repleto de lendas.

Conta-se que “Pai Vitório” foi o único sobrevivente de um navio negreiro que afundou em uma tempestade. Vale ressaltar que o litoral da Costa da Armação foi uma rota de desembarque de muitos navios cheios de escravos, e o bairro da Rasa preserva até hoje sua identidade ancestral. Lá, você pode visitar o Quilombo da Rasa, uma importante referência histórica da identidade cultural de Búzios.

A lenda relata que Pai Vitório era um padre de origem africana muito respeitado, conhecido por realizar milagres e curar muitas pessoas. Em uma noite no topo do morro que hoje leva seu nome, ele acendeu uma luz para guiar uma embarcação que estava prestes a colidir com as rochas, evitando um grande naufrágio e salvando muitas vidas.

Como chegar

Para chegar lá, basta seguir o caminho de saída de Búzios na Estrada RJ 102, pegar a Estrada da Marina e continuar em frente. À sua direita, você encontrará uma estrada de terra, entre dois grandes muros de concreto, que o levará ao início da trilha para a praia. A caminhada é curta, cerca de dez minutos, e bastante tranquila.

💡 Dicas para visitantes

Certifique-se de levar tênis confortáveis e um pouco de água, já que não há quiosques nem ambulantes no local. Uma manhã ensolarada é o momento ideal para explorar esse paraíso e dar um mergulho. A água do mar é cristalina, e você verá muitas tartarugas nadando livremente. Há duas faixas de areia, e você também pode subir até o alto para apreciar a vista deslumbrante de onde Pai Vitório acendeu sua luz e guiou o navio. A trilha é curta, mas íngreme e estreita, portanto, tome cuidado ao subir e descer. A vista panorâmica compensa qualquer esforço.

Portanto, aproveite ao máximo a sua visita, capriche nas fotos e compartilhe essa experiência única com todos!