Ponta da Lagoinha

A Ponta da Lagoinha é uma imponente formação rochosa que fica entre a Praia da Foca e a Praia da Ferradura.

Como chegar

Para chegar de carro neste cenário esculpido pela natureza, é preciso entrar à primeira esquerda depois da Praia da Foca, vindo da Praia do Forno. Também é possível fazer outro caminho no sentido contrário: na direção de quem vem da Praia da Ferradura, é só seguir até o final e virar à sua esquerda, onde uma placa simples informa sobre as especificidades do local. Estacione seu veículo e pegue a trilha em frente, apenas 500 metros que revelarão a mais inusitada paisagem.

A ponta da Lagoinha também é conhecida como Himalaia Brasileiro, devido às suas ricas formações rochosas, que datam de 600 milhões de anos, marcadas pelo colorido de seus minérios, como o vermelho da granada, tons azulados da cianita, diferentes cores de quartzo, entre outros. Sem falar das incríveis piscinas naturais de águas translúcidas, cercadas de vegetação nativa.

Nos dias de maré alta, fica muito perigoso e não é recomendado aventurar-se; contudo, em dias de maré baixa, o cenário é o paraíso perfeito. Um mergulho no coração das rochas milenares é uma experiência absurda!

Há quem afirme que a Ponta da Lagoinha é um local mágico de verdade, sendo um dos pontos onde África e América do Sul eram um só continente.

História

É um local de imensa história e força absoluta. Um passeio indescritível, totalmente diferente de tudo o que você já conheceu em Armação dos Búzios. Na década de 90, um evento inesquecível aconteceu bem ali, com a presença de mais de 5 mil pessoas, todas vestidas de branco para pedir mais respeito à natureza, no que ficou conhecido como “S.O.S. Região dos Lagos”, o verão ecológico que entrou para a história da península com o show de Caetano Veloso que ninguém esquece.

É possível conhecer este destino até na alta temporada, pois poucas pessoas frequentam este ponto turístico. Ver o sol ou mesmo a lua nascendo neste pedaço da península, diante do Atlântico, com certeza será um dos momentos mais memoráveis de todas as suas viagens.

Compartilhe com amigos:
Search