Búzios é Arte Com Christina Motta

Christina Motta é uma das escultoras mais reconhecidas do Brasil, paulista, começou a se interessar por escultura aos 13 anos de idade. Já nos anos 70, depois de mais de duas décadas morando na Inglaterra, conheceu o que havia de melhor na arte de esculpir e foi muito influenciada por grandes artistas como a renomada escultora Karin Jonzen com quem trabalhou durante muitos anos. Em 1978, começou a participar de exposições em Londres, na Alwyn Gallery, Holanda, entre outras, sempre cercada de mestres na escultura como Henry Moore, Barbara Hepworth e Lynn Chadwick.

Christina Motta

Com carreira consolidada, Christina Motta reside na cidade de Armação dos Búzios desde os anos 90 e a artista nos presenteou com muitas de suas esculturas espalhadas pela cidade! Vamos aqui falar de algumas das suas mais famosas obras: Uma delas é “Homem na chuva” que está no Parque do Povo em São Paulo, outra é a imagem do inesquecível maestro Tom Jobim, que fica em Ipanema, no Rio de Janeiro, nos recordando sempre da princesinha do mar.

E, é claro, que você já ouviu falar da icônica estátua da Brigitte Bardot na Orla que leva seu nome. A estátua da musa está ali, linda, fitando o mar e hoje é considerada um dos pontos turísticos mais visitados e queridos da cidade! Uma das suas obras mais aclamadas e premiadas é a dos “Três Pescadores” que fica na mesma Orla Bardot, bem dentro do mar da Praia da Armação e no ano de 2015, foi escolhida pelo site internacional, ArtsInterface.org, como uma das “26 mais bonitas esculturas do mundo” considerada também como a melhor instalação artística ao ar livre.

Logo na entrada de Armação, na Rasa encontramos no trevo principal do bairro, mais uma linda obra da artista, um homem preto segurando uma criança nos braços, em homenagem ao povo quilombola desta região.

Se você ainda não viu, agora irá reparar ao chegar à cidade! Logo no Pórtico de Búzios, em parceria com o artista Nestor Angel Paul, tem uma bela escultura de uma Vela de Windsurf, esporte muito praticado nas praias da península.

Uma escultura poética, que poucas pessoas conhecem, fica no bairro de Manguinhos e dá para vê-la passando pela AV. José Ribeiro Dantas, a obra chama-se “Homenagem à Bíblia”, é a representação de uma cena de um adulto lendo para algumas crianças. Um primor!

No Espaço Artístico Zanine, Centro Cultural ao lado da Prefeitura da Cidade, vemos a estátua do saudoso ambientalista Chico Mendes, muitos transeuntes à confundem com uma pessoa real, é impressionante!

Na Travessa dos Arcos, uma espécie de galeria de lojas que fica bem na Rua das Pedras com acesso à Rua Turíbio de Farias, é possível ver a obra “Menino no Poste, Menina na Fonte e Gato no Telhado”. Elas são tão especiais, as estátuas das crianças brincando no meio das edificações e do gato no telhado, dão um ar de ternura e graciosidade, divertindo e alegrando turistas e moradores com a tamanha criatividade da artista, unindo os elementos artísticos à arquitetura.

Ainda na linda Praça dos Ossos, que fica lá no final da Orla Bardot, vemos a escultura “Criança nos Ossos” e a “Garota dos Ossos”, com seu cachorrinho! Uma praça que ganhou mais vida com tanta beleza. A caminho da Praia dos Ossos, bem ao lado da chancela a bela mulher de chapéu também confunde os transeuntes.

Um viva, cheio de orgulho, à Christina Motta, esta genial artista que projeta Búzios como uma cidade que também respira arte, além de suas belezas naturais.

www.christinamotta.com.br/pt_BR/

 

Compartilhe com amigos:
Search