Uma breve viagem no tempo para falarmos sobre este esporte encantador: a Canoa Havaiana – originalmente chamada de canoa polinésia – surgiu no Havaí, e era basicamente usada como transporte do povo polinésio, exímios remadores. Em meio ao cotidiano, os polinésios usavam suas habilidades para realizar competições entre si, e em 1908, surgiram os primeiros clubes de canoa polinésia no Havaí.
Desde então, o esporte se espalhou pelo mundo. No Brasil, a canoa chegou no ano 2000, em Santos, e hoje, há cerca de 600 clubes esportivos e milhares de pessoas que remam de Canoa Havaiana por todo o país.
Com cada vez mais praticantes assíduos, independente da idade, gênero ou corpo, este esporte traz benefícios notáveis a quem rema: condicionamento físico, mental e o prazer único de estar em contato com o mar.
As condições perfeitas para a prática da Canoa Havaiana são: mar extenso e tranquilo, vento nulo a moderado, e claro, paisagens deslumbrantes para admirar. Por isso, Búzios, com suas praias únicas e belezas paradisíacas, é um verdadeiro lar para os remadores do Rio de Janeiro e todo o Brasil, e em outubro de 2023, a cidade foi reconhecida por lei como a Capital Estadual da Canoa Havaiana.
Hoje, existem mais de 8 clubes de canoa havaiana na cidade, e muitos oferecem aulas e passeios avulsos, proporcionando uma experiência memorável para quem deseja conhecer Búzios pelo mar. O percurso dos passeios conta com praias, ilhas e costões rochosos, e a sorte de encontrar tartarugas e peixes pelo caminho.
Se você é um entusiasta da Canoa Havaiana ou simplesmente deseja experimentar essa emocionante atividade pela primeira vez, Búzios é o lugar para estar.
Descubra cenários que vão marcar sua memória e sinta o pleno bem-estar do contato com a natureza, além da oportunidade de fazer novos amigos em uma prática em grupo!
fonte: https://all2out.com/artigos/canoa-polinesia-havaiana-ou-va-a-onde-remar-no-brasil e https://fevaaes.com.br/o-esporte/