Recentemente, Búzios foi presenteada com uma visita especial: a Baleia-de-Bryde, a única espécie de baleia que vive exclusivamente em regiões tropicais e temperadas do planeta e não migram para as regiões polares.
A aparição da Baleia-de-Bryde, que veio se alimentar nas águas de Búzios, próximo à Praia Brava, foi registrada em vídeo pelo oceanógrafo José Lailson, coordenador do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Biondicadores (Maqua) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no dia 20 de julho, de acordo com uma matéria publicada no G1, neste link.
O oceanógrafo explica que as Baleias-de-Bryde costumam se alimentar nas regiões costeiras durante a primavera e o verão, buscando cardumes de sardinha, manjuba e outros peixes que formam cardumes.
Essa preferência pela costa carioca – e buziana – tem a ver com a localização, onde a península está próxima às águas oceânicas e, por conta do fenômeno da ressurgência, no qual águas mais profundas, frias e ricas em nutrientes emergem até a superfície, atraem esta gigante dos oceanos para a nossa região.
A visita da Baleia-de-Bryde destaca a riqueza da biodiversidade marinha e promove Búzios como um destino onde a natureza sempre nos surpreende.
Por isso, preserve o meio ambiente e se encante com as maravilhas que Búzios tem a oferecer!