3 trilhas incríveis para praticar ecoturismo em Búzios

A península buziana abriga trilhas que proporcionam o puro contato com a natureza, o que torna a viagem dos aventureiros ainda mais divertida. Se você é um viajante que adora praticar ecoturismo, não pode deixar de conhecer as trilhas de Búzios.

Aqueles que amam estar em contato com a natureza e se aventuram em novos caminhos para conhecer redutos naturais, encontram em Búzios um verdadeiro paraíso.

Costeada por praias paradisíacas, costões rochosos de formato peculiar, coberta por uma vegetação exuberante, a península buziana abriga trilhas que proporcionam o puro contato com a natureza, o que torna a viagem dos aventureiros ainda mais divertida.

Se você é um viajante que adora praticar ecoturismo, não pode deixar de conhecer as trilhas de Búzios. Por isso, fizemos um conteúdo sobre 3 trilhas incríveis para você praticar ecoturismo no balneário.

Trilha Praia de Manguinhos x Praia da Tartaruga

Começaremos com uma trilha que é perfeita para quem busca uma caminhada tranquila e paisagens deslumbrantes. A trilha que parte da Praia de Manguinhos e vai até a Praia da Tartaruga oferece uma experiência única, passando por vegetação nativa e vistas incríveis.

O ponto de partida é no Porto da Barra, em direção ao canto direito da Praia de Manguinhos, porém, é possível acessá-la por outras servidões. Ao longo da Praia Manguinhos, você poderá observar áreas de mangue, presença de restinga, eucaliptos e casuarinas, então, aproveite para caminhar tranquilamente e apreciar a natureza.

Ao chegar a uma pequena escada em ruínas, suba e entre na trilha. A partir daqui, basta seguir em frente e você chegará à Praia da Tartaruga e poderá relaxar nas águas calmas e cristalinas. É uma ótima opção para famílias e casais que desejam aproveitar um dia de aventura e tranquilidade.

Praia de Manguinhos. Foto: Matheus Coutinho.

Trilha Praia do Canto x Praia da Tartaruga

Outra trilha imperdível em Búzios é a travessia entre a Praia do Canto e a Praia da Tartaruga. Esta trilha é um pouco desafiadora, mas que te recompensa com cenários impressionantes.

Partindo do canto esquerdo da Praia do Canto, a caminhada te leva por trechos de mata atlântica preservada, com a oportunidade de avistar borboletas, variadas espécies de aves e outros animais silvestres, como por exemplo, os saguis.

Com 1.500m de extensão, ao longo do caminho você poderá contemplar os mirantes dos Amores, Virgens e Tartaruga. O ponto mais alto da trilha é o Mirante da Tartaruga, com um visual maravilhoso da praia e seu mar azul cristalino. Após o mirante da Tartaruga, o trecho é de descida, até chegar ao canto direito da Praia da Tartaruga.

Mirante da Tartaruga. Foto: Prefeitura de Búzios.

Trilha da Pedra do Guardião

Uma trilha que te leva a um dos costões rochosos mais fascinantes do balneário. A Pedra do Guardião fica localizada em uma trilha entre a Praia da Ferradura e a Praia da Ferradurinha, na área do Parque Estadual da Costa do Sol.

O trajeto começa perto da Pousada Unicórnio, seguindo para a esquerda, (à direita é a via da Praia da Ferradura). A trilha é plana por quase todo o percurso e o caminho revela uma vegetação de Mata Atlântica encantadora, com vários cactos e bromélias. Em certo ponto, a trilha abre e permite uma vista panorâmica do mar de Búzios.

Seguindo o caminho, no meio da trilha em direção à Ferradurinha, você encontrará uma entrada à esquerda com vista para pedras e o mar no horizonte, onde está localizada a Pedra do Guardião. Esta enseada de rochas forma o rosto de um homem e, diz a lenda, que ele é o guardião do lugar.

Pedra do Guardião. Foto: A La Vida Photos.

Estas são trilhas sensacionais para fazer em Búzios, que vão proporcionar diversão, energia e cenários marcantes para a sua viagem. Além destas 3 trilhas que acabamos de te indicar, existem vários outros trajetos naturais para conhecer em Búzios, e você pode saber mais sobre eles na nossa página de Trilhas.

E para que esta aventura seja ainda mais divertida, contrate uma agência de turismo com guias especializados, que vão te oferecer uma experiência segura com todo o suporte necessário!

Agora que você já conhece os melhores lugares para praticar ecoturismo em Búzios, o próximo passo é garantir uma hospedagem ideal para você, com todo o conforto e comodidade que a sua viagem merece.

Encontre as pousadas e hotéis da cidade pelo Portal Visit Búzios e faça a sua reserva com vantagens e em poucos cliques. Acesse aqui e garanta a melhor hospedagem para a sua estada em Búzios!

Compartilhe com amigos:
Search